(microsoft word - texto - gr\341vidas e mulheres amamentar.doc)

Doença pelo novo vírus da gripe A (H1N1)v
Mulheres grávidas ou a amamentar
O que as mulheres grávidas precisam de saber
acerca do novo vírus da gripe A(H1N1)v
1. E se eu estiver grávida e contrair esta nova gripe?
As mulheres grávidas têm maior probabilidade de ter complicações graves com a nova gripe A(H1N1)v tal como acontece com a gripe sazonal, mas não há evidência que tenham maior probabilidade de contrair esta infecção. Saiba que se ficar doente pode fazer o mesmo tratamento que o resto da população. 2. O que posso eu fazer para me proteger a mim, ao meu bebé e família?
Não existe actualmente vacina para esta infecção. As medidas preventivas são muito importantes. Siga estes passos para prevenir a propagação de vírus e proteger a sua saúde: Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel sempre que tosse, espirra ou alguém o faz perto de si. Deite o lenço no lixo após a utilização; Lave frequentemente as mãos, com água quente e sabão, durante 15 a 20 segundos; especialmente depois de um espirro ou tosse. Se utilizar um gel de lavagem de mãos à base de álcool, não adicione água e espalhe o gel nas mãos até que evapore/seque; Em ambientes muito movimentados, evite tocar nos olhos, nariz e boca, antes de lavar as mãos. O vírus também se propaga deste modo; Se for indicada a sua utilização, use correctamente as máscaras faciais. 3. Quais os sintomas de gripe A(H1N1)v?
Os sintomas são parecidos com os da gripe sazonal habitual e incluem o seguinte:
4. O que devo fazer se ficar doente?
Se teve contacto próximo com alguém infectado com a gripe A, ou que esteja a ser tratado por contacto com o vírus da gripe A(H1N1)v, contacte a Linha “Saúde 24” (808 24 24 24) e esclareça se precisa de tratamento. Se houver casos de gripe A(H1N1)v na sua comunidade preste atenção especial ao seu corpo e ao que está a sentir. Se sentir sintomas ligeiros de gripe, permaneça em casa, limite o contacto com outras pessoas e telefone para a Linha “Saúde 24” (808 24 24 24). 5. Como é tratada esta gripe?
Trate a febre. Manter a temperatura dentro dos seus valores habituais é muito importante para o seu bebé. O Paracetamol é o melhor tratamento para a febre durante a gravidez e pode ser tomado 1gr de 8/8horas. Se tiver dúvidas pode ligar para a Linha “Saúde 24” (808 24 24 24). Beba água ou outros líquidos, em abundância para repor os que perdeu por estar com febre. Os medicamentos antivirais como o Tamiflu® (oseltamivir) ou Relenza® (zanamivir) só devem ser utilizados sob prescrição médica. Não estão descritas complicações na grávida ou no feto com a utilização destes fármacos. O que precisam saber as mulheres que amamentam
acerca do novo vírus da gripe A(H1N1)v
Considerações:
As mães não doentes com o vírus da gripe A(H1N1)v, deverão ser encorajadas a iniciar precocemente a amamentação e a amamentar com frequência os seus filhos. Idealmente os bebés deverão receber sobretudo leite materno. Eliminar a desnecessária substituição com fórmulas para lactentes, ajudará os bebés a adquirir um maior número de anticorpos maternos (Anticorpos são proteínas fabricadas no corpo pelo sistema imunitário que ajudam a combater a infecção). Os recém-nascidos têm um elevado risco de doença grave com este novo vírus da gripe A(H1N1)v e muito pouco se sabe, ainda, sobre a prevenção da gripe A. Se viável apenas os adultos saudáveis deverão cuidar dos recém-nascidos, inclusive para os alimentar. O risco de transmissão através do leite é desconhecido. No entanto, os estudos efectuados sobre a presença de vírus no leite humano na gripe sazonal, sugerem que esse risco é raro, pelo que se supõe que a passagem deste vírus no leite seja também pouco provável. As mulheres doentes com a infecção pelo vírus da gripe A(H1N1)v podem extrair o leite, para recipientes próprios, e solicitar a um membro da família que esteja saudável que o dê ao bebé. 1. O que posso fazer para proteger o meu bebé deste vírus?
Tenha um cuidado extra em lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, durante 15 a 20 segundos, ou com uma solução alcoólica. Mantenha o bebé afastado de pessoas doentes. Limite a permuta de brinquedos com outras crianças sobretudo se os levam à boca. Lave frequentemente com água e sabão os objectos que o bebé ponha na boca. 2. Amamentar protege os bebés desta nova gripe?
Os bebés não amamentados estão mais vulneráveis à infecção e à hospitalização, por doença respiratória grave, do que os amamentados. Os recém-nascidos não amamentados têm menor capacidade de se defenderem da infecção pois não dispõem dos anticorpos protectores que passam no leite das mães. Como se trata de um vírus novo não se conhece ainda a protecção específica para esta situação. 3. E se Eu estiver doente? Posso amamentar o meu bebé?
Sim. O aleitamento materno deve ser apoiado também perante esta doença, porque protege os A mãe doente com gripe A(H1N1)v deve ser encorajada a fazer a extracção do seu leite. Durante o período de contágio, o bebé deverá receber o leite que a mãe extraiu, dado por uma pessoa/familiar não doente. A mãe doente com gripe A(H1N1)v, sem mais ninguém que possa cuidar ou alimentar o seu bebé, é importante reforçar os cuidados: ◊ Ter cautela em não tossir ou espirrar a menos de 1 metro do bebé ou para a sua face; ◊ Proteger o nariz e a boca com um lenço quando tosse ou espirra; ◊ Lavar as mãos depois de espirrar ou tossir; ◊ Utilizar máscara quando cuida do bebé. (Substitua-a se a sentir húmida); ◊ Retirar a máscara tocando apenas nos atilhos/elásticos e não na frente (se tocar na parte da frente da máscara deve lavar cuidadosamente as mãos antes de tocar no seu bebé). 4. Poderei continuar a amamentar se estiver a tomar medicamentos para prevenir ou
tratar esta gripe?
Sim. O tratamento ou profilaxia com medicação antiviral não constitui contra-indicação para a amamentação. 5. Interrompo a amamentação se suspeitar que tive contacto com o vírus da gripe
A(H1N1)v?
Não. As mães produzem anticorpos para combater as infecções com as quais entram em contacto e o seu leite fica adequado a debelar as mesmas infecções nos seus filhos. O aleitamento materno ajuda a desenvolver a capacidade do bebé para se defender das doenças infecciosas, deve no entanto utilizar as medidas preventivas anteriormente descritas. 6. E se o meu bebé ficar doente, posso amamentá-lo?
Sim. O melhor que pode fazer pelo seu bebé doente é manter o aleitamento. Ofereça-lhe a Os bebés que estão doentes têm maior necessidade de líquidos. O que obtêm quando mamam é superior a qualquer outro, melhor que a água, o sumo ou soluções de reposição hidroelectrolítica, porque também ajuda a proteger o sistema imunitário do bebé. Se o seu filho está tão doente que não consegue mamar, pode oferecer o seu leite por copo, biberão, seringa ou conta gotas.

Source: http://www.cm-vimioso.pt/acessos/saude/Gravidas.pdf

Microsoft word - new patient clinical information form, final, 14mar03.doc

William R. Klemme, M.D. Diplomat, American Board of Orthopaedic Surgery Practice Limited to Spine Surgery Adult and Pediatric Spine Surgery Degenerative and Deformity Conditions NEW PATIENT CLINICAL INFORMATION FORM Is your problem related to: ‰ Job injury Briefly describe your main problem/complaint. Also, describe the injury that caused these symptoms, if applicable. How

Microsoft word - herbalmethodspaper_jbi-resubmit_2-28[1]

Identifying potential adverse effects using the web: a new approach to medical Adrian Benton, BAa,*, Lyle Ungar, PhDc, Shawndra Hill, PhDb, Sean Hennessy, PharmD, PhDa, Jun Mao, MD, MSCEa, Annie Chung, BAa, Charles E. Leonard, PharmDa, John H. Holmes, a University of Pennsylvania School of Medicine, Philadelphia, PA b University of Pennsylvania, The Wharton School, Philadelphia, PA c Universi

Copyright © 2012-2014 Medical Theses